WISE Transformadores
Vendas / Geral
47 3276-8600
Compras
47 3276-8609

A história do transformador elétrico

Home / Blog / A história do transformador elétrico
28/04/2020

 É muito comum encontrar informações sobre a necessidade de ou a importância de ter um transformador em sua empresa. Claro que isso é importante, mas você já parou para pensar na história por trás desse produto? Esse texto é para falar um pouco mais sobre isso e entender todo o seu contexto histórico. Continue lendo para ficar por dentro.

Como tudo começou

Como você vai entender nesse texto, toda a criação passou por vários processos importantes para chegar ao que conhecemos hoje.

O período da segunda metade do século XIX foi marcado por grandes avanços tecnológicos. Meios de transporte e comunicação se aprimoraram, assim como o aperfeiçoamento na produção do aço que permitiu o seu uso em larga escala. No final desse mesmo século era necessário ter um dispositivo elétrico para elevar e rebaixar os níveis de tensão para transmitir a corrente alternada em sistemas de iluminação com lâmpadas incandescentes. Foi criado o que hoje conhecemos como transformador elétrico.

O passado moldou o que temos hoje. No que diz respeito a história do transformador elétrico, começou precisamente em 1831. Naquele ano o britânico Michael Faraday e o americano Joseph Henry comprovam por meio de um experimento e de forma independente o conceito de eletroímãs e as propriedades de indução eletromagnética. Quarenta e cinco anos depois, em 1876, o russo Pavel Nikolayevich conseguiu descrever um método de empregar o conceito de indução proposto por Faraday.

Já em 1882 o francês Lucien Gaulard e o britânico John Gibbs recebem a patente inglesa do seu gerador secundário. Após uma série de contestações e a perda da patente, um ano depois um sistema de distribuição de corrente alternada é implantado pelas empresas Hammond and Co. e Eastbourne Electric Lighting Co. E deste faz parte o gerador secundário de Gaulard e Gibbs.

 

Uma mudança importante

Em 1886 a empresa americana Westinghouse torna a construção do transformador mais prática por meio de aperfeiçoamentos no seu projeto. Assim utilizam seus transformadores no sistema de iluminação da rua principal da cidade de Great Barrington, em Massachusetts, Estados Unidos.

Essa foi uma das primeiras demonstrações de um sistema completo de distribuição de energia em corrente alternada utilizando transformadores elétricos.

A história conta com vários fatos além desses citados, mas focamos nos que consideramos principais para que você consiga compreender melhor como a história do transformador elétrico é rica e muito extensa.

Interessante lembrar também o nome do croata Nikola Tesla. Com seu trabalho teórico e prático conseguiu formar as bases para modernos sistemas de distribuição de energia em corrente alternada, impulsionando assim o mundialmente conhecido Thomas Edison, inventor da lâmpada, o que, sem dúvida alguma, revolucionou os sistemas de iluminação como um todo.

Não podemos cravar um nome como único inventor do transformador elétrico, já que, conforme explicamos nesse texto, passou por várias fases e aprimoramentos para se tornar o importante produto que conhecemos hoje.

Com a evolução dos processos e da tecnologia certamente teremos mudanças no produto com o passar do tempo, o que só vem para contribuir para quem precisa utilizar.

Esse texto mostrou um contexto mais histórico sobre o transformador elétrico, o que é sempre importante para entendermos as transformações que passamos. Esperamos ter te ajudado a entender um pouco melhor essa história.