WISE Transformadores

VENDAS / GERAL
47 3276-8600

COMPRAS
47 3276-8609

MANDE UMA MENSAGEM
PARA NOSSO WHATSAPP

(47) 3276-8650

O que são transformadores e autotransformadores trifásicos?

Você sabe o que é um transformador / autotransformador trifásico? As duas expressões que são populares entre as pessoas possuem a mesma função, porém com algumas diferenças entre si, como por exemplo a voltagem suportada por cada um. Vamos entender um pouco mais sobre o que são transformadores e autotransformadores trifásicos no decorrer do texto. Acompanhe.

Ambos componentes possuem diferenças entre si e vamos entender um pouco mais sobre eles no decorrer do texto. Acompanhe.

Entenda o funcionamento de um transformador / autotransformador trifásico?

Entender o que é um transformador / autotransformador trifásico é um assunto um tanto quanto complexo. Porém, na prática, talvez não fiquem tantas dúvidas. No entanto, precisamos ter em mente que as conduções energéticas de cada cidade do Brasil (e do mundo) podem ser diferentes entre si. 

Mas, o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que cada região vai ter uma potência medida em quilowatts. Ou seja, você poderá encontrar tensões de 110v a 220v nas tomadas. E isto é algo que precisa de muita atenção.

Afinal, caso você conecte um aparelho eletrônico em uma tomada de 220v e o equipamento for projetado apenas para tomadas de 110v, infelizmente, ele queimará. Caso o seu aparelho seja de 220v e você o conecte em uma tomada com tensão 110v, é muito provável que nada acontecerá, pois a tensão é mais fraca do que o máximo suportado.

Mas isso não significa que você deva usar tomadas ou conexões de diferentes voltagens, sem antes verificar os reais riscos para o aparelho. Verifique sempre o manual de fábrica para ter certeza!

Autotransformador trifásico - Wise

O funcionamento do transformador

Agora que já entendemos que todo aparelho suporta uma tensão máxima e que cada região poderá apresentar diferentes tensões energéticas, podemos falar sobre o transformador na explicação. 

Assim sendo, fica fácil de entender o que é um transformador trifásico. Ou que seja de fases comuns, visto que o conceito é o mesmo. Basicamente, ele irá pegar uma matriz energética e transformá-la em uma tensão diferente. No caso do transformador, de forma manual. 

Ou seja, você precisará dizer para o equipamento em qual tensão ele deve trabalhar e converter a energia. E isto ocorre em equipamentos desde caseiros, como grandes instalações elétricas na rua ou em parques elétricos.

Manter a energia pura, limpa e equilibrada é a função básica do transformador, que fará o serviço de acordo com o que você configurar.

O autotransformador

Depois de entender o que é o transformador, fica fácil entender o que é um autotransformador. Ele possui a mesma função técnica de um transformador manual e convencional, com a diferença de que ele interpretará a corrente energética automaticamente e apresentará uma configuração de equilíbrio para os aparelhos.

E o mesmo vale para grandes e pequenas instalações. Ou seja, um autotransformador pode funcionar dentro da sua casa em uma simples tomada, ou mesmo instalado em um poste, convertendo a energia que chega pela corrente principal da geradora de energia.

O modelo trifásico

Mas, o que é um transformador / autotransformador trifásico de maneira mais específica? Assim, podemos partir para as variações de cada modelo. Conforme explicamos anteriormente, não há muitas diferenças práticas entre um transformador e um autotransformador. A maior diferença está na forma de agir: um é manual e o outro é automático, identificando e convertendo correntes. 

E dentro destes dois parâmetros, podemos encontrar ainda uma quantidade de fases de acordo com a demanda. Trifásico, significa que são três fases. Ou seja, são três fases de corrente que, juntas, poderão trabalhar para trazer uma energia ainda mais qualificada para sua casa ou empresa.

Geralmente, este tipo de instalação é recomendado para locais amplos e que demandam muita energia, como por exemplo, uma serraria ou mesmo um galpão empresarial que precisa ter máquinas pesadas ligadas.

Com mais fases, o transformador ou autotransformador tem mais possibilidades de interpretação e conversão. Pois, neste caso, são três rolamentos internos que garantem uma funcionalidade e uma performance maior para trabalhar.

Como escolher um autotransformador ou um transformador

Quando estamos montando um projeto enérgico, seja para nossa casa ou para nossa empresa, precisamos escolher sempre os melhores produtos. Há diversas marcas e distribuidoras de transformadores e autotransformadores trifásicos. Mas o fato é que você sempre deve optar por aquela que gera mais confiança. Nunca opte simplesmente pelo preço mais baixo. 

Energia é uma questão de segurança. Tudo precisa ser instalado corretamente para que não aconteça acidentes e nenhum tipo de imprevisto com os seus equipamentos elétricos. Por isso, não abra mão de ouvir um especialista (eletricista) neste assunto. Cada projeto é único e vai demandar um tipo de equipamento com uma quantidade de fases específicas. 

Empresa

Endereço

Rua José Martins, 76
Bairro Três Rios do Norte
Jaraguá do Sul / SC
CEP 89.266-455

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
07:30 às 17:20

Contato

VENDAS / GERAL
47 3276-860

COMPRAS
47 3276-8609

vendas@wisetransformadores.com.br