Transformadores de energia e transformadores industriais – O que são e qual a finalidade de uso?

Todo local que necessita do suprimento de energia elétrica precisa de um transformador responsável por fazer a interligação entre os sistemas das distribuidoras de energia e das indústrias, por exemplo. Hoje no mercado existem diversos tipos de transformadores, cada um com uma função específica, mas a seguir falaremos brevemente sobre os transformadores de energia e transformadores industriais, explicaremos o que são e quais suas principais funções, acompanhe a seguir:

transformadores da Wise
transformadores da Wise

Transformadores de energia

Os transformadores de energia também chamados de transformadores de potência são responsáveis por compatibilizar os níveis entre dois circuitos com tensões diferentes. 

Existem dois tipos de transformadores de potência, os indutivos ou de medição como o próprio nome já diz são usados exclusivamente para a medição da tensão.

Por sua vez, os capacitivos são responsáveis por fornecer  um  valor  em  escala  reduzida  dada  tensão  na  linha de alta tensão e isolar os instrumentos de medição do circuito de alta tensão.

Esse tipo de transformador geralmente é usado em concessionárias de energia elétrica para diminuir a tensão do circuito permitindo a utilização da energia pelos consumidores residenciais e industriais reduzindo os níveis de tensão na linha ou em pontos de medição.

Transformadores industriais

Já os  transformadores  industriais, também chamados de  distribuição, são responsáveis pela separação do  sistema  primário  do  sistema  secundário.   Os   circuitos   primários   transmitem   energia   desde   a   subestação   de   distribuição  para  os  transformadores  de  distribuição  dos  consumidores, já os  circuitos  secundários  transmitem  energia  desde  o  transformador  de  distribuição  até  a  entrada  do  serviço  dos  consumidores.

Tipos e finalidades de transformadores industriais 

Existem diversos tipos de transformadores de distribuição, os principais deles é o convencional que é utilizado pelas indústrias e pelas concessionárias de energia, os herméticos que são semelhantes aos convencionais, porém são selados, então não há contato do óleo com o ar diminuindo a deterioração da característica isolante do óleo, por fim os pad-mounted que são associados a redes subterrâneas de alta e baixa tensão, economizando espaço e recursos.

Esses dois tipos de transformadores são fundamentais para a utilização da energia elétrica sem maiores riscos, por isso, caso sua empresa esteja precisando de transformadores de qualidade, a Wise Transformadores possui o produto para atender às suas necessidades.

Compre o seu transformador na Wise

Com mais de 20 anos de mercado e atuação no Brasil e na América Latina, a Wise Transformadores possui uma equipe de profissionais qualificados para lhe ajudar a escolher o produto mais adequado para a sua empresa.

Entre em contato conosco pelo telefone (47) 3276-8650 ou pelo e-mail vendas@wisetransformadores.com.br e tire suas dúvidas ou um orçamento conosco.