Transformadores: saiba como escolher o ideal para a sua empresa

Os transformadores são dispositivos que conseguem alterar a tensão e a corrente elétricas, tanto para deixá-las maiores ou menores. Eles podem ser utilizados em casa, em empresas ou ainda em indústrias para garantir o bom funcionamento e o fornecimento adequado da energia para o funcionamento dos equipamentos locais.

Se você precisa comprar um, mas não sabe quais são os tipos e qual é o mais indicado para o seu uso, continue lendo o nosso post. Nele você saberá mais sobre a aplicação desses dispositivos e saberá qual é o ideal para a sua empresa.

O que são transformadores?

Os transformadores são equipamentos que conseguem aumentar ou diminuir a tensão e a corrente elétricas, ou seja, servem para possibilitar o uso de um eletrônico 110V em uma rede de 220V, por exemplo.

Eles são formados de enrolamentos de fios, chamados de primário e secundário, e são envolvidos em um núcleo metálico.

Quando a corrente elétrica alternada passa pelo primeiro enrolamento, há a indução de uma corrente, também alternada, no segundo.

Assim, é possível modificá-la e fazê-la ficar dentro dos limites desejados.

É importante entender que sempre que há diminuição na intensidade da corrente, há um aumento na sua tensão e vice-versa, sempre preservando a potência que é transmitida.

fabricação de transformadores - Wise
fabricação de transformadores – Wise

Quais são os tipos de transformadores?

Já sabendo como os transformadores funcionam, é mais fácil explicar quais são os tipos existentes no mercado e identificar qual é o ideal para a sua empresa.

Autotransformadores

Os autotransformadores são os tipos mais utilizados em residências e empresas, e fazem a transformação da tensão para 110V em 220V ou o contrário.

Para algumas aplicações específicas, é possível diminuir a tensão ainda mais, transformando 220V em 34, 12 ou ainda 9V, o que é comum para a montagem de circuitos elétricos ou como fonte de alimentação para outros dispositivos.

autotransformador trifásico de partida – Wise

Transformadores de isolamento

Os transformadores de isolamento são indicados para circuitos eletrônicos, uma vez que ele isola a tensão entre o enrolamento primário e secundário.

Assim, ele consegue reduzir os ruídos, o que é relevante para o segmento e permite que os colaboradores sejam mais produtivos e focados.

transformador isolador trifásico - Wise Transformadores
transformador isolador trifásico – Wise Transformadores

Transformadores de força

Os transformadores de força são indicados para empresas que consomem mais de 75 quilowatt (kW) por hora, como:

  • indústrias,
  • hospitais,
  • fábricas,
  • shoppings,
  • estações de trens,
  • supermercados,
  • grandes lojas,
  • aeroportos.

Esses dispositivos recebem uma tensão acima da média e fazem a sua transformação, o que garante o fornecimento de energia de forma integral para esses estabelecimentos.

Transformadores de baixa tensão

Os transformadores de baixa tensão são utilizados em equipamentos com voltagem mais alta, normalmente entre 220 e 440, como:

  • condicionadores de ar industriais,
  • redes de iluminação,
  • máquinas industriais.

Reatâncias

As reatâncias são utilizadas como filtros de harmônica, reduzindo a corrente de entrada nos equipamentos.

É muito utilizada nas indústrias e empresas e consegue aumentar a performance da produção.

reatâncias - Wise Transformadores
reatâncias – Wise Transformadores

Como escolher os melhores transformadores para a empresa?

O primeiro passo para acertar na escolha dos transformadores é saber qual é o tipo de dispositivo que se deseja.

Apenas a partir dessa definição, torna-se possível definir qual é o modelo mais indicado para você.

No caso dos autotransformadores, por exemplo, eles podem ser monofásicos, bifásicos ou ainda trifásicos, dependendo da sua aplicação.
Nós trabalhamos com reatâncias, transformadores de isolamento e autotransformadores. Entre em contato conosco para conversar com um consultor especializado e garanta o melhor equipamento para a sua empresa.